A Pandemia de Covid-19 E A Tal Da Empatia

 


Afinal o que é empatia? É se colocar no lugar do outro? A grosso modo, vamos dizer que sim. E o que significa se colocar no lugar do outro? Pra mim, é entender a dor alheia, sentir como se fosse sua (mas não igual, afinal a subjetividade torna cada dor única).

Dizem que falta empatia... Falam muito isso sobre depressão e eu nunca consegui concordar. "Só que tem depressão vai entender oq é a depressão, pq vai ter empatia". Certa vez vi num grupo de amigas, uma menina com depressão rechaçar outra com o seguinte discurso "eu também tenho depressão, mas não fico me lamentando igual a você!".

"Só que é oprimido vai entender a opressão alheia pq tem empatia". Num grupo voltado pro público lgbt, uma moça postou que precisava de ajuda porque o namorado tinha espancado ela e ela estava com medo, não sabia como sair disso, e um rapaz, gay, comentou "bem feito, quem manda gostar de homem? Tem que se f* mesmo!".

"Falta se colocar no lugar do outro", mas isso é garantia? E eu preciso conseguir me colocar no lugar de outra pessoa pra garantir que ela seja respeitada e acolhida?

200 mil pessoas mortas por uma doença e hospitais sem oxigênio, com médicos tendo que escolher quem morre asfixiado, deveria ser motivo suficiente pra se pensar no coletivo. Muitos falaram que "quando um amigo ou familiar morrer, eles vão entender", mas não entenderam. Eles estavam no lugar de tantas pessoas que perderam entes queridos e continuaram vivendo normalmente, em negação da gravidade da situação.

Eu não sei onde vamos parar, não sei o que dizer, mas sei que o que falta não é empatia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E agora?

Hatha Yoga Para Iniciantes

Chave Pra Felicidade